Aprendi na prática que estudar medicina é muito mais do que assistir aulas e ir ao hospital
30 de junho de 2023
Doenças maternas que merecem atenção especial
22 de setembro de 2023
Mostrar tudo

Vamos falar sobre o Pré-Natal?

Olá!

Neste artigo vou compartilhar com você algumas informações relevantes sobre o pré-natal, que é o acompanhamento médico que toda mulher grávida deve realizar.

Como médica pediatra e agora gestante, trago conhecimento científico e um pouco da minha experiência pessoal sobre esse assunto e que é de extrema relevância para a sua saúde e a do bebê que está chegando.

O que é o pré-natal?

O pré-natal consiste em um conjunto de consultas e exames que vão monitorar a evolução da gravidez, prevenir e tratar possíveis intercorrências, orientar sobre os cuidados necessários e preparar para o momento mais aguardado, que é o parto. Ele é fundamental para assegurar um desenvolvimento adequado do feto e uma gestação com menor risco de complicações.
(https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/g/gravidez/pre-natal)

Quando deve ser a primeira consulta?

A primeira consulta do pré-natal deve ser realizada assim que o diagnóstico de gravidez for confirmado. Quanto mais precoce for o início do pré-natal, melhor será para você e o seu bebê. Nessa consulta, será  realizado uma anamnese completa, abordando tanto  aspectos da saúde atual quanto o histórico da gestante e seu passado obstétrico. O obstetra também irá realizar um exame físico geral e ginecológico, avaliar a idade gestacional e estimar a data provável do parto. Além disso, serão solicitados alguns exames laboratoriais e de imagem.

As consultas subsequentes do pré-natal devem ser realizadas com periodicidade mensal até as 28 semanas de gestação, quinzenal das 28 às 36 semanas e semanal a partir da 37ª semana. Nessas consultas, será acompanhado o crescimento e o desenvolvimento fetal, verificado pressão arterial, o ganho de peso, ausculta dos batimentos cardíacos fetais, entre outros procedimentos

Além desse acompanhamento com o obstetra é muito importante o primeiro contato com o futuro pediatra do bebê, ainda antes do nascimento, idealmente no terceiro trimestre.  Esse encontro é o momento ideal para esclarecer todas as dúvidas sobre a gravidez, sobre o parto, sobre a amamentação e os cuidados com o recém-nascido.

Apesar de saber muito bem como fica nossa ansiedade e o nosso humor com as mudanças hormonais, o pré-natal é um momento muito especial na vida de uma mulher. Ele é também a primeira oportunidade de se conectar mais profundamente com o seu filho, de cuidar da sua saúde física e emocional, de se informar e se educar sobre a maternidade.

Confiança é muito importante!

Para viver esse momento tão especial, é fundamental que haja muita confiança entre você, o seu obstetra, seu pediatra e todos os profissionais envolvidos nesse processo, invista nisso também através de uma conversa aberta, sem receios, como se você estivesse com um(a) amigo(a). E lembre-se: não deixe de realizar o seu pré-natal com regularidade e saiba que você não está sozinha nessa jornada. Eu estou aqui para te apoiar e te orientar. Conte comigo!

Comments are closed.